IberBlue Wind projeta o primeiro desenvolvimento eólico offshore transfronteiriço no sul da Europa, na fronteira Portugal-Espanha
Os parques eólicos offshore de Creoula e Juan Sebastián Elcano estão localizados ao largo das costas de Viana do Castelo e Pontevedra, respetivamente.
Os projetos cobrem uma área total de 530km2 e, em conjunto, representam uma capacidade instalada de 1,96 GW.
A construção dos projetos implicará um investimento de mais de 4.000 milhões de euros.
Lisboa, 11 de abril de 2023- A Península Ibérica poderá acolher o primeiro projeto eólico offshore flutuante transfronteiriço do sul da Europa. A IberBlue Wind, uma joint-venture que opera no mercado ibérico, acaba de anunciar dois projetos de parques eólicos offshore na costa do Atlântico Norte. Os parques estarão localizados na fronteira entre Portugal e Espanha e têm uma capacidade instalada de até 1,96 GW.
Os projetos Creoula e Juan Sebastián Elcano terão aproximadamente 109 turbinas e ocuparão uma área de 530 quilómetros quadrados ao largo das costas do Baixo Minho, em Viana do Castelo e Pontevedra. Quando estiverem operacionais, terão a capacidade de fornecer eletricidade a mais de um milhão de casas. Creoula e Juan Sebastián Elcano são os nomes escolhidos para os projetos em homenagem a dois navios históricos de formação que fazem parte das Marinhas portuguesa e espanhola.
O investimento global necessário para a construção e manutenção dos dois parques pode exceder os 4.000 milhões de euros e gerar mais de 5.000 postos de trabalho.
A implementação dos parques Creoula e Juan Sebastián Elcano seria um desenvolvimento pioneiro a nível internacional com importantes benefícios para ambos os países. Estima-se que o custo do seu desenvolvimento em conjunto poderia ser 32% mais baixo do que se fossem desenvolvidos separadamente. Isto maximizará sinergias em recursos e economias de escala tanto durante a fase de construção como durante a fase de operação. Consequentemente, existiria uma redução dos preços de energia para ambos os países, que operam como um só dentro do Mercado Ibérico de Eletricidade- MIBEL.
Adrián de Andrés, Vice-Presidente da Iberblue Wind, refere que “é muito estimulante desenvolver projetos eólicos offshore flutuantes transfronteiriços e colaborar com os governos de Portugal e Espanha nesta oportunidade que é positiva para ambos os países. Neste sentido, os dois projetos já foram apresentados às autoridades portuguesas e espanholas, e aguardamos com expectativa os próximos desenvolvimentos”.
Compromisso com a indústria local
O projeto Creoula, projetado ao largo da costa de Viana do Castelo, será apoiado por plataformas flutuantes ancoradas no fundo do mar e terá uma capacidade instalada de 1.440 MW, produzida a partir de 80 turbinas de 18 MW cada. O parque cobrirá uma área de 413 quilómetros quadrados, com uma localização a 20 a 40 quilómetros da costa.
A localização deste parque eólico está incluída nas áreas que o Governo português propôs para a localização de parques eólicos offshore e contribuirá para o objetivo fixado de instalar 10 GW de energia eólica offshore até 2030.
Por outro lado, o projeto Juan Sebastián Elcano, será composto por 29 turbinas, de 18 MW cada, o que lhe confere uma potência nominal de 522 MW. As turbinas eólicas, também instaladas em plataformas flutuantes, estender-se-ão de As Mariñas a A Guarda ao longo de 117 quilómetros quadrados e a uma distância de 20 a 35 quilómetros da costa, o que minimiza o seu impacto visual.
A sua localização mantém-se dentro das delimitações recentemente estabelecidas pelo Governo espanhol nos Planos de Gestão do Espaço Marítimo (POEM), entre os quais se encontra a demarcação do Atlântico Norte, chamada NOR-1. O parque apoiará a indústria galega local, dada a sua capacidade e experiência para empreender este tipo de projeto.
Uma relação transfronteiriça que se estende até ao mar
Para além das sinergias técnicas e económicas que podem surgir, a confluência dos parques Creoula e Juan Sebastián Elcano estende ao mar a estreita ligação cultural que historicamente tem existido entre os dois lados da fronteira, comumente conhecida pelos habitantes locais como "A Raia".
A construção e funcionamento de ambos os projetos requer uma colaboração permanente com os diferentes agentes envolvidos, incluindo a sociedade civil, comunidades costeiras e agentes relacionados com a exploração do mar. A IberBlue Wind já estabeleceu contactos com autoridades portuárias, administrações regionais e locais e organismos representativos das duas zonas, com o objetivo de integrar de forma positiva os projetos nos ambientes locais e proporcionar uma oportunidade socioeconómica sustentável.
A proposta de valor da IberBlue Wind baseia-se na utilização de tecnologia de ponta de energia eólica flutuante offshore para produzir energia livre de carbono e fazer avançar a transição energética necessária para combater as alterações climáticas. Todos os seus projetos estão fortemente empenhados no desenvolvimento das comunidades costeiras e na estreita colaboração com todos os stakeholders.
Sobre a IberBlue Wind
A IberBlue Wind é uma joint-venture especializada na promoção de projetos de parques eólicos offshore flutuantes que operam no mercado ibérico. Composta pela empresa irlandesa Simply Blue Group, líder em energia eólica offshore flutuante, e pelas empresas espanholas Proes Consultores (divisão de engenharia do Grupo Amper) e FF New Energy Ventures (FF NEV), empresa promotora de projetos de energias renováveis, o objetivo desta nova joint-venture é de contribuir para que Portugal e Espanha se posicionem como líderes neste campo das energias renováveis.
Graças ao seu conhecimento do mercado e à sua vasta experiência em todas as áreas de desenvolvimento de parques eólicos offshore, a IberBlue Wind promove a instalação de turbinas eólicas flutuantes que aproveitam a maior intensidade do vento no mar para gerar eletricidade limpa e eficiente a partir de fontes renováveis.
Neste sentido, a IberBlue Wind estudará oportunidades para a geração de cerca de 2 GW de energia eólica offshore na Península Ibérica através de um modelo operacional especializado na promoção de parques eólicos de mais de 500 MW
Mais informações: Comunicação IberBlue Wind em Portugal www.iberbluewind.com
Cátia Mesquita
catia.mesquita@thinkpr.pt | 964 325 046
Alexandra Abreu
alexandra.abreu@thinkpr.pt | 917 502 410