IberBlue Wind e ISQ associam-se para promover a energia eólica offshore em Portugal
A IberBlue Wind assinou um acordo de colaboração com o centro tecnológico português ISQ para trabalhar em conjunto no desenvolvimento de parques eólicos offshore flutuantes em Portugal. O país quer levar a cabo um dos planos energéticos mais ambiciosos da Europa para os próximos anos e, relativamente à tecnologia eólica offshore, o seu objetivo é ter 10GW adjudicados e 2 GW instalados até ao final desta década.
O ISQ é o maior centro tecnológico do país, com experiência nas áreas de ensaios, inspeção e certificação, entre muitas outras, e com um longo historial no mercado das energias renováveis. Este centro está na linha da frente na prestação de serviços de desenvolvimento e inovação, e tem participado em projetos de referência, quer como parceiro tecnológico, quer na área da formação através do ISQ Academy.
A IberBlue Wind está atualmente a desenvolver dois parques eólicos offshore em Portugal: Botafogo, ao largo da Figueira da Foz, com uma potência de 990 MW e um investimento superior a 2,5 mil milhões de euros; e Creoula, perto de Viana do Castelo, com 1.440 MW e um investimento superior a 3,5 mil milhões de euros.
A parceria entre a IberBlue Wind e o ISQ irá proporcionar ao mercado eólico offshore português novos serviços na área da formação e outros serviços que o ISQ presta neste sector de atividade, tais como QA/QC, 3rd Party Inspection e serviços ESG.