IberBlue Wind aproxima-se dos estudantes mais jovens para promover a energia eólica offshore
É um facto que o respeito pelo ambiente e a consciência energética se enraizaram nas novas gerações. Estas estão cada vez mais conscientes de que os recursos do planeta são limitados e que, além disso, a exploração de alguns deles, como os combustíveis fósseis, deixa uma pegada ambiental negativa.
Com o objetivo de contribuir para esta consciencialização e dar a conhecer as vantagens das energias renováveis e o seu potencial como fontes de energia alternativas, na IberBlue Wind iniciámos um projeto de colaboração com centros educativos de toda a Espanha.
O Colégio Guadalete, situado em El Puerto de Santa María (Cádis), acolheu a primeira palestra informativa. O nosso Diretor de Relações Institucionais, Julio Vera, falou-lhes de forma divertida e prática sobre as diferentes fontes de energias renováveis existentes, quais as que têm maior penetração em Espanha e também sobre as novas tendências que estão a marcar o futuro do sector.
E dentro destas novas tendências, tivemos também a oportunidade de falar sobre a energia eólica offshore, o seu potencial e a forma como será integrada nas comunidades locais em que está localizada.
Um dos parques eólicos offshore planeados pela IberBlue Wind está precisamente localizado ao largo da costa de Cádis. Denominado Nao Victoria, ocupará uma área de 310 km2 no Mar de Alborão e contará com 55 aerogeradores e uma potência instalada de 990 MW, que poderá fornecer eletricidade a centenas de milhares de habitações.
As crianças puderam conhecer as características deste projeto, situado entre 25 e 40 km da costa e construído com tecnologia flutuante de forma a possibilitar a instalação dos aerogeradores a uma maior profundidade no mar.
Da IberBlue Wind, queremos agradecer tanto aos responsáveis pela Escola de Guadalete, como aos seus alunos e professores pelo seu interesse pelo sector e pelo excelente acolhimento que nos proporcionaram.